terça-feira, 25 de outubro de 2011

Secretário-geral da Fifa diz que não será contra meia-entrada para idosos

Ainda na busca por uma concordância com o governo brasileiro sobre a aprovação da Lei Geral da Copa do Mundo, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, disse que não será contra a cobrança de meia-entrada para pessoas acima dos 65 anos na Copa do Mundo de 2014. Em entrevista ao jornal “Folha de São Paulo”, ele disse que não pretende alterar a lei que beneficia os idosos.

- Houve um documento acordado em abril de 2011, e depois houve emendas nesse documento. Entendemos como o mundo trabalha. E não entramos (na negociação) para dizer que estamos sobre todas as leis e regulamentos. Quando a presidente Roussef disse que há lei para proteger as pessoas acima de 65 com meia-entrada, eu disse a ela: eu não quero mudar essa lei. Estamos bem. Vamos trabalhar para que todas as pessoas acima de 65 anos ou 60 anos, não lembro bem, tenham acesso à meia-entrada. Mas, ao mesmo tempo, temos que ter certeza de que não estamos enfrentando um número de comunidades que tenham acesso à meia-entrada, seja lá quem eles sejam: doadores de sangue, estudantes, ex-jogadores, etc. Então, temos que trabalhar em um ingresso da categoria 4 (a mais barata da Copa) que não é só para esses grupos, mas acesso para todos os brasileiros que não podem pagar muito pelos ingressos.

Quanto ao problema envolvendo o ministro dos Esportes, Orlando Silva, Jérôme Valcke fez questão de não se manifestar. Contudo, revelou que recebeu uma informação de que haverá uma nova pessoa na equipe da presidente Dilma Roussef que também trataria da Copa do Mundo com a Fifa.

- Me foi dito há uma semana atrás que a ex-prefeita de Recife (Luciana Santos, ex-prefeita de Olinda), iria trabalhar com Roussef também na Copa. Haveria uma pessoa de sua equipe para trabalhar na Copa. O que posso dizer sobre Orlando Silva... Eu li o que a imprensa brasileira escreveu, eu entendi que havia preocupação com o senhor Silva. Eu espero que não exista um vácuo e que sempre tenha uma pessoa para falar com a Fifa. Entendi que essa seria uma pessoa nova em sua equipe.

Jérôme Valcke disse que vem recebendo do governo brasileiro relatórios sobre o andamento das obras para a Copa do Mundo. Mesmo reconhecendo que ‘há muito trabalho para fazer’, ele acredita na força de vontade das pessoas.

- Estamos sempre em contato. Não só com o COL, que fala com cidades-sede. Há seminários, equipes para ver a preparação. Temos uma atualização do que está acontecendo. Há muito trabalho para fazer. Acho que a maioria das cidades estão bastante inclinadas a ter a Copa. É verdade que a lei geral da Copa não ajuda para o nível de Estado e da cidade. Mas acho que isso acontecerá nas próximas semanas. Depois, poderemos ir adiante. Não há dúvidas de que brasileiros querem organizar a Copa. Não só porque é a Copa, mas porque querem a sexta estrela na sua camisa.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário